As atividades desenvolvidas no projeto Boneco Especial têm dois objetivos principais:
- Formação cultural, usando o teatro de bonecos, de alunos jovens e adultos com deficiência (déficit cognitivo e paralisia cerebral leve), através de oficina de construção de bonecos, tendo como referência a arte educação.
- Desenvolver metodologias de estímulo tato-sensorial para crianças, utilizando o teatro de bonecos.
As atividades são divididas em:
- Oficina de construção de Bonecos.
- Atividade de estímulos tato-sensorial.
Metodologia utilizada:
1 -Oficina de Construção de Bonecos.
O primeiro módulo foi desenvolvido em 2009, utilizando materiais que os alunos conheciam, tais como: papel higiênico, jornal, cola feita a partir de trigo e água, embalagens de margarina e tecidos.
O trabalho utilizou a técnica do papel maché, onde os alunos começaram a cortar o papel e a entender como se fazia a cola, como se modelava a base da cabeça, construída com jornais. A fase seguinte foi estimular os alunos a pensar no perfil do personagem que cada um gostaria de construir (homem, mulher, velho, gordo, magro, etc.). A partir desta definição, o grupo pode ser orientado na finalização dos bonecos.


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